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A morte no sertão...

Resumo:


Valores da tradição cultural cristã mediterrânea foram transpostos para o Novo Mundo,

estabelecendo regras morais e de conduta. Nos sertões, esses valores tenderam a se

preservar, no que já foi chamado de “Código do Sertão” – normas não escritas que

justificavam a violência característica das comunidades interioranas. Romântico,

positivamente valorizado, esse comportamento entrou para o imaginário brasileiro,

estando presente na literatura, no cinema e na música. A comunicação analisa as músicas

“Casa de caboclo”, de Heckel Tavares e Luiz Peixoto (1928) e “Cabocla Tereza”, de João

Pacífico e Raul Torres (1932) - recentemente regravada pela dupla Chitãozinho e Xororó,

de grande sucesso popular no Brasil - como uma das expressões dessa cultura.

Palavras-chave: gênero/ violência/ sertão

Abstract:

Traditional values of the Mediterranean christian culture came to the New World,

establishing moral and conduct rules. In the interior (sertões) these values were preserved

in what was called “Código do Sertão” – non-written rules that justified violence.

Romantic, positively accepted, this behavior is part of Brazilian self image, being present

in literature, cinema and music. The musics “Casa de caboclo”, by Heckel Tavares (1928)

and “Cabocla Tereza” by João Pacífico and Raul Torres (1932) – recentely recorded by

the popular and successful sertanejo singers Chitãozinho and Xororó – are analysed as an

expression of this culture.

Keywords: genre, violence, “sertão”

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