Pular para o conteúdo principal

Locução

Locução


Locução pode ser definido como o ato de narrar em voz alta um texto para um meio de comunicação audiovisual ou rádio, chamadas promocionais, institucionais, carros de som, mensagens de espera telefônica e atendimento eletrônico. A locução acontece também em forma de comentarista de rádio e televisão nas áreas de esportes, espetáculos, festas, etc .



Os profissionais capacitados para realizar uma locução são os locutores.



Com o avanço da tecnologia, a consolidação das mídias e o advento da internet, a atuação dos locutores se multiplicaram. Ferramentas de comunicação on line foram desenvolvidas, com sites de locutores narrando textos de conteúdos diversos, educacionais, tradutores, dicionários, etc.



O locutor narrador produz anúncios como spot, vinheta, trilha sonora, jingles para comerciais, publicidades, campanhas políticas, a fim de divulgar através de rádio, TV, internet, celulares, telefonia e outros meios de comunicação, uma marca, produto ou serviço.



A voz do locutor deve ser segura, marcante para que junto com o texto, imbuído de um jogo de marketing, influencie, impacte e atinja o público alvo.

Locutor

Locutor é um artista, um ator da voz antes de mais nada, depois é um comunicador social e publicitário, um profissional da voz, o qual com sua voz imponente, transmite mensagens para anunciar uma marca, produto ou serviço.



A voz do locutor é aquela voz de cinema, forte, firme, grave, às vezes macia e sensual e por vezes cômica que transmite emoção aos ouvintes. A profissão de locutor começa com a aptidão para a comunicação, algo que é nato, que não se aprende com cursos e aulas e agregado a isso, o timbre de voz, boa dicção e depois a técnica. Sem esses ingredientes o profissional da voz não pode ser um locutor de cinema.



A voz de cinema requer do locutor um timbre adequado mas aliado a isso o desenvolvimento de técnica que se constrói com um curso de locução, de preferência um curso para formação de locutor radialista. Nestes cursos aprende-se técnicas de colocação de voz, aprende a se ouvir, a controlar a respiração, além de outras técnicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é música sertaneja ?

Música sertaneja é toda música que tem sua origem no sertão (interior) brasileiro. Essa é a definição clássica. Hoje, infelizmente, o que vemos é uma grande distorção desse conceito. Segundo Zuza Homem de Mello podemos afirmar que sertanejo é gênero e caipira é espécie, ou seja, toda música caipira é sertaneja, a recíproca não é verdadeira. A música caipira viveu seu auge entre as décadas de 1920 e 1970, época em que o Brasil era um país tipicamente agrícola. A partir, principalmente, da década de 80, o gênero sertanejo começou a se destacar no Brasil e passou a ser explorado comercialmente de maneira mais agressiva. Um marco importante foi o lançamento da música Fio de Cabelo (1982) da dupla Chitãozinho e Xororó, que vendeu mais de 1 milhão e meio de discos. Recorde absoluto de vendas até aquele momento para o mercado sertanejo. Com o destaque da grande mídia veio também a influência da cultura Norte Americana. A contaminação começou com a inserção de instrumentos eletrônicos como gui...

HOMENAGEM AO HOMEM DO CAMPO

Esse é um heroi...O caipira,o matuto,o caboclo,o sertanejo.Todos esses adjetivos,formam um só o homem do campo.È assim que vejo esse heroi,e me traz lembrança do meu querido pai.Hoje vou falar a respeito deste tão esquecido Homem do Campo. Principalmente nos momentos atuais, quando a economia brasileira canta a todos os ventos que o agro-negócio foi o responsável por boa parte do superávit econômico de nossa balança comercial, quase todos supõem que o homem do campo finalmente foi valorizado. Ledo engano. As grandes responsáveis por este superávit econômico foram as exportações de produtos do tipo da soja, do milho, do frango, carne, e outros que são produzidos por grandes empresas, parte das vezes até multinacionais que exploram a grande fertilidade de nossas terras. E o nosso homem do campo, o nosso caipira do interior de São Paulo ou de outros estados. Este está ainda produzindo tudo aquilo que lhe chega à mesa, os produtos que as estatísticas nem contempla...