Pular para o conteúdo principal

O que é música sertaneja ?

Música sertaneja é toda música que tem sua origem no sertão (interior) brasileiro. Essa é a definição clássica. Hoje, infelizmente, o que vemos é uma grande distorção desse conceito. Segundo Zuza Homem de Mello podemos afirmar que sertanejo é gênero e caipira é espécie, ou seja, toda música caipira é sertaneja, a recíproca não é verdadeira.

A música caipira viveu seu auge entre as décadas de 1920 e 1970, época em que o Brasil era um país tipicamente agrícola. A partir, principalmente, da década de 80, o gênero sertanejo começou a se destacar no Brasil e passou a ser explorado comercialmente de maneira mais agressiva. Um marco importante foi o lançamento da música Fio de Cabelo (1982) da dupla Chitãozinho e Xororó, que vendeu mais de 1 milhão e meio de discos. Recorde absoluto de vendas até aquele momento para o mercado sertanejo.

Com o destaque da grande mídia veio também a influência da cultura Norte Americana. A contaminação começou com a inserção de instrumentos eletrônicos como guitarra, baixo e bateria, o que desconfigurou totalmente a música caipira praticada até a década de 70 onde a voz da dupla se apoiava em um violão e uma viola, as vezes com a companhia da sanfona.

A influência do caubói americano foi tão forte que as festas do peão se transformaram em verdadeiros mega eventos, rompendo totalmente com as raízes e costumes caipiras. As roupas, botas, chapéus, cintos com fivelas enormes, tudo isso foi “importado” e resultou no que conhecemos hoje por “jovens sertanejos” ou “sertanejo universitário”.

Vamos tomar como exemplo a festa do peão de Barretos que começou em 1956 e foi o primeiro evento do gênero realizado na America Latina. No início as apresentações de catira, violeiros, desfiles de carros de boi, conjuntos folclóricos e campeonato de doma de cavalos eram as atrações da festa. Muito diferente do que vemos hoje, com as provas de rodeio seguindo o modelo americano e as apresentações de grandes shows, que na maioria das vezes não tem relação alguma com o mundo caipira.

Comentários

Não bastasse a contaminação estrangeira, outra grande diferença entre a música sertaneja atual e a música caipira de raiz está nas próprias composições. A música sertaneja de hoje possui linguajar vulgar, pornografia e qualidade questionável. Muitos a classificam como estilo “mela cueca”.
A resposta é não, como garantem Jorge & Mateus, dupla que adotou e ajudou a criar o estilo sertanejo de maior sucesso do país no momento. “Sempre escutamos sertanejo, desde meninos no interior de Goiás (Itumbiara-GO) e adoramos. Por mais que a gente modernize, sempre buscamos manter esta tradição caipira presente em nossos repertórios e shows”, pontuou Jorge.
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
É justamente essas porcarias que fazem sucessos, portanto, quanto mais porcaria, mais sucesso e quanto mais sucesso mais porcaria.
Por isso é que devemos escolher o que queremos ouvir e não permitir que a midia nos enfie esse lixo guela a baixo.Edmilson,...
Realmente.. o cenário atual da musica setaneja tá meio complicado.. um domingo qualquer eu estava na sala, com a tv ligada e passando pelos canais... dai eu me deparo com o programa do Faustão, tocando uma musica que fala "bebo pra carai"... as musicas antigas não eram assim, não usavam esses termos. Achei absuurdo.
Edmilson.

Postagens mais visitadas deste blog

A mudança sempre se faz necessario ! ...

Mudar é tão essencial na vida quanto o equilíbrio para a bicicleta! Ou você continua movendo, ou ela cai! Claro que as coisas nem sempre são exatamente como a gente quer, mas temos que aceitar e nos adaptar a esse mundo maluco. Disseram-me que meu pior inimigo é o mau-humor, então para que fazer cara feia? Preciso sorrir e entender que a gravidade é igual para todos, que todo mundo, um dia, precisa lutar com suas próprias garras e alcançar os seus objetivos! Somos um bando de passarinhos que precisam voar e construir seus ninhos na próxima estação. Metamorfose ambulante - genial essa frase! Ela traduz a vida de qualquer ser humano que está disposto a seguir! Sendo que sem saber para onde, como ou com quem! Porque todas as mudanças incluem surpresas... Como se fossem ações e reações. Somos resposáveis, completamente responsáveis pelas consequências que acontecem conosco, afinal, alguém já plantou feijão e colheu batatas? ou sameou ventos e não colheu tempestade?